A afirmação é de um dos mais importantes críticos de artes do Brasil em artigo publicado no Estado de São Paulo, após ter assistido a programação da quinta edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes.

 

Este permanece o nosso maior compromisso com Tiradentes e com o público do Festival Artes Vertentes: oferecer espetáculos de alto nível em todas as linguagens artísticas - música, cinema, artes visuais, artes cênicas e literatura; atuar como uma plataforma de comunicação não só entre as vertentes artísticas, sempre integradas por um mote curatorial, mas também entre músicos, escritores, diretores, pensadores, atores e artistas visuais, do Brasil e do exterior, que realizam em Tiradentes, durante 11 dias do mês de setembro uma programação que busca a excelência; e ampliar a sua ação, realizando oficinas de arte ao longo do ano para centenas de crianças da região, em parceria com entidades públicas e associativas. 

 

Ter a proposta do Festival consolidada não significa a estagnação. Pelo contrário, a consolidação nos coloca novos desafios de buscar cada vez mais excelência na realização dos espetáculos; de contribuir efetivamente para o enriquecimento da cultura brasileira; de trabalhar temas inquietantes, que provoquem o debate saudável de ideias e propostas, que levem as pessoas a refletir sobre questões que marcam o nosso tempo e as nossas vidas em sociedade; o desafio de nos integrarmos sempre mais à comunidade de Tiradentes e das cidades vizinhas, ampliando a Ação Cultural e levando a mais crianças a oportunidade de novas descobertas através da arte.

 

Em 2019, a programação abordará diversos aspectos da comunicação, através do mote curatorial O último grito antes do silêncio eterno. “Partindo da poética contida nesta frase, uma alusão à última mensagem enviada em código morse pela marinha francesa, pretendemos abordar vários aspectos da comunicação na sociedade contemporânea: a voz materna e a potência feminina como a primeira forma de comunicação vivenciada pelo ser humano, a pós-verdade e a falência da palavra como meio de comunicação, a comunicação além da palavra e vozes apagadas na sociedade. 

 

É com grande alegria que anunciamos a realização da 8ª edição do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, de 12 a 22 de setembro de 2019. O entusiasmo e o profissionalismo que nos trouxeram até aqui estão redobrados.

EDIÇÕES

ANTERIORES

2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012

PREPARE
SUA VINDA

Informações sobre a cidade de Tiradentes, como chegar, hospedagem, gastronomia