História, cultura e charme em Tiradentes

Onde quer que esteja em Tiradentes, o paredão da Serra de São José projetará sobre você sua magnífica visão. Este marco geográfico que emoldura a cidade é apenas uma das muitas sensações que o visitante experimenta nesta cidade histórica de poucas ruas e cerca de 7000 habitantes.

Tiradentes exibe uma admirável e bem preservada arquitetura do século XVIII, presente não só nas igrejas barrocas, como também no casario do centro histórico. Essa condição levou ao tombamento do conjunto arquitetônico da cidade, em 1938.

Andar pelas ruas com calçamento de pedra é reconhecer, em cada canto, o estilo colonial e as ondulações do rococó mineiro. Museus, ateliês de artistas e uma intensa vida cultural anual complementam o circuito cultural da cidade.

Em setembro, ipês amarelos colorem a paisagem; o clima é ameno, com manhãs e noites mais frias. Restaurantes e bares oferecem ao visitante a apreciada culinária mineira; lojas exibem o colorido artesanato local; antiquários permitem conhecer como eram as casas da cidade nos séculos XVIII e XIX.

Acrescente a tudo isso uma gente que se orgulha de sua história e tradições e faz questão de dispensar ao visitante uma generosa acolhida. 

 

HISTÓRIA

Povoada a partir de 1702, a cidade de Tiradentes, na região Central de Minas Gerais, homenageia em seu nome o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de Tiradentes. O alferes nasceu na Fazenda do Pombal, entre Tiradentes e São João del Rei, e se tornaria o líder da Inconfidência Mineira, principal movimento de contestação à Coroa portuguesa, no século XVIII.

 

A Matriz de Santo Antônio, cuja fachada é de autoria do arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o chafariz São José, são exemplos da bem-preservada herança colonial. Tiradentes tem sua história iniciada em 1702, quando os primeiros bandeirantes, chefiados por João Siqueira Afonso, após a descoberta de ouro num local chamado Ponta do Morro, se fixaram na região. Eles chegaram na seqüência dos mineradores que, no final do século XVII, se estabeleceram na região que viria a ser conhecida como Ouro Preto.

O grande fluxo de garimpeiros, motivados pelas novas jazidas, levou o local a se tornar arraial da Ponta do Morro de Santo Antônio. A importância do povoado era tanta que, somada à abundância de ouro, logo em 1718 se tornaria vila de São José. As construções da primeira metade do século XVIII, tanto as moradias como as edificações religiosas, tomaram espaço nos pontos altos da região. As casas se elevaram ao redor de igrejas e capelas, configuração que permanece até hoje.

Em 7 de setembro de 1889, a vila tornou-se cidade de São José, para em 6 de dezembro adotar o nome atual em homenagem ao mártir da Inconfidência. Atualmente, o dia da cidade é comemorado em 19 de janeiro, data em que o arraial da Ponta do Morro de Santo Antônio se tornou vila.

 

COMO CHEGAR

Clique no mapa acima para navegar

Localizada na região mineira do Campo das Vertentes, Tiradentes tem facilidade de acesso. Principais distâncias: Belo Horizonte (210 km), São João del Rei (14 km), São Paulo (485 km), Rio de Janeiro (335 km) e Brasília (915 km).

De carro

A partir de Belo Horizonte, a estrada mais comum para chegar a Tiradentes é a BR-040. Seguindo 85 quilômetros, pegue a BR-383, após o trevo de Congonhas. Depois, basta seguir pela BR-383 por mais 105 km até Tiradentes. Esse trajeto tem o total de 190 km e tempo médio de três horas de duração. 

A partir do Rio de Janeiro, a opção mais rápida é seguir por pela BR-040 e depois pela BR-265. O trajeto, de 340 km, tem duração de 4h30. 

A partir de São Paulo, há duas opções de trajeto. A primeira, e mais rápida, é pela BR-381, seguida da BR-265; e a segunda pela BR-116 e depois BR-383. O trajeto, de 490 km, tem duração de 6h30.

De ônibus

A Rodoviária de Tiradentes recebe apenas ônibus vindos de São João del Rei. Seja qual for o seu ponto de partida para Tiradentes, a passagem deverá ser comprada para São João del Rei. A cidade está localizada a 14 km de Tiradentes. Em São João del Rei, será necessário pegar outro ônibus até Tiradentes para finalizar o trajeto. 

A partir de Belo Horizonte, a viagem tem tempo médio de duração entre 3h30 e 4h30 e é operada pela Viação Sandra

A partir do Rio de Janeiro, o trajeto tem duração de 5h30 e é realizado pela Paraibuna Transportes.

A partir de São Paulo, o trajeto dura entre 7h e 8h30 e é operado pela Util

A partir de São João del Rei, basta pegar um ônibus convencional, MoveSJ ou um táxi até Tiradentes.

 

ONDE SE

HOSPEDAR

 

Tiradentes tem uma boa infraestrutura de hotéis e pousadas. Algumas fazem parte do roteiro de charme. Todas oferecem café da manhã e algumas um chá à tarde. Pão de queijo e bolos variados, além de outros quitutes mineiros, são sempre apreciados pelos hóspedes.

Aqui, indicamos alguns estabelecimentos. A lista completa de hotéis e pousadas em Tiradentes pode ser encontrada facilmente em sites de viagens.

Solar da Ponte

Primeiro hotel de Tiradentes, fundado por John e Anna Parsons, tem decoração elegante, quartos amplos, piscina e fica bem pertinho da Praça das Forras, no coração do Centro Histórico. Muitas janelas dão para um fantástico bosque que envolve as laterais e o espaço da piscina.  

Pousada Dom Quixote

Dom Quixote Pousada, construída em 2001 em área com mais de 4mil metros quadrados, local que reúne a hospitalidade mineira, elegância e tranquilidade. A elegância da pousada é destacada nos ambientes como sala de estar com TV , lareira, varanda de convívio social externa, onde o agradável canto dos pássaros podem ser ouvido pelos bancos do jardim. Construída em estilo colonial espanhol, possui uma decoração característica em todos os ambientes.

Pousada do Ó
no centro histórico de Tiradentes, entre o Largo do Ó e a Matriz de Santo Antônio, esta pousada oferece conforto e comodidade a seus hóspedes. Fica também muito próxima à maioria das igrejas e dos locais de exposições e espetáculos do Festival Artes Vertentes. 

Pousada Boutique Oratório

Esta luxuosa pousada, localizada no bairro Alto da Torre, oferece várias opções de lazer aos hóspedes, entre eles piscina, hidromassagem com água quente, sala de massagem e espaço gourmet. Lourenço e Malu, o casal proprietário, estão sempre presentes para providenciar as demandas dos hóspedes.

Pousada Travessias

A proposta da pousada Travessias é fazer com que os hóspedes se sintam acolhidos em casa, com aconchego e simplicidade. Esse é o nosso jeitinho mineiro de ser.  Tiradentes é um cenário a céu aberto, onde a Serra de São José   abraça cada um que passa por aqui. Situada no charmoso bairro da Santíssima Trindade, a pousada é totalmente intimista e cativante.  

Pousada Bem Viver 

Fica a 400 metros da Estação da Maria Fumaça, uma caminhada de 15 minutos até o centro histórico, em meio a uma exuberante área de preservação ambiental. Possui vários certificados de excelência.

Pouso da Torre

No Pouso da Torre o barroco mineiro está em toda parte e se une a um acervo de obras de importantes artistas mineiros e também de renome nacional.

Sinta o cheiro fresco da manhã e dos quitutes mineiros que preparamos para o seu café. Recoste-se ao ar livre a sós ou com sua melhor companhia. Aconchegue-se. Aqui, ser mineiro é ter calma para apreciar a vista da pitoresca cidade de Tiradentes, emoldurada pela Serra de São José.

Pousada Marília de Dirceu

A Pousada Marília de Dirceu possui estilo colonial característico da região e baseia seu conceito em ser uma extensão da casa dos que aqui se hospedam. Seu nome tem origem da grande obra de Thomáz Antônio Gonzaga, Marilia de Dirceo (Typ. de J. F. M. de Campos, 1824, Lisboa), participante ativo da famosa Inconfidência Mineira. Está localizada no bairro Parque das Abelhas, região tranquila, arborizada e a somente 600 metros do Centro Histórico de Tiradentes.

Pousada João Mineiro

Ótimo espaço para amantes da natureza. Passeio a cavalo numa bela paisagem beira rio. A 1 km da Maria Fumaça e 2 km do Centro Histórico

Pousada D’óleo de Guignard 

A Pousada D’óleo de Guignard respira arte e natureza, com uma acervo  grande de obras de grandes artistas de Minas(e não só) a pousada foi criada com muita paciência, foram quase sete anos de trabalhos, enquanto cada canto foi recebendo as descobertas feitas na região. O prédio principal é a remontagem de uma velha fazenda demolida, complementada com materiais vindos de velhas casas em ruínas, o trabalho foi de restauro e incorporação desses achados, como em um mosaico, um quebra cabeça…  A experiência de estar aqui é única, oferecemos os privilégios de uma chácara pertinho do centro histórico, mas afastada o suficiente para garantir noites soberbas no silêncio da roça.

Pousada Aconchego de Minas

Ambiente familiar e aconchegante. Se hospede onde todo atendimento faz a diferença.... Na Pousada Aconchego de Minas você se sente em casa.

Pouso Alforria

Acolhedora e contemporânea junto a Natureza com vista para a Serra de São José.

Pousada Casa Direita

Foca na realidade, que lá está no coração da cidade, na rua mais charmosa de Tiradentes, que apesar de simples a acomodação, possuei um ótima estrutura e um atendimento diferenciado

Hotel Pousada Mãe D´agua

Uma das melhores opções de hospedagem em Tiradentes, a Pousada Mãe D’Água, conquista seus hóspedes pelo charme e beleza de seus vários ambientes.

Pousada Candonga

​A Candonga da Serra tem como principal objetivo proporcionar novas experiências e o encontro entre pessoas, transmitindo paz e conforto, aliado aos serviços e passeios na cidade de Tiradentes e região.

Pousada Vivenda

A Vivenda ocupa 2.400 m² em um bairro sossegado em contato com a natureza. A pousada oferece duas piscinas, WI-FI gratuito, sala de massagem, sauna à vapor e estacionamento próprio. Tudo cercado por muito verde e belos jardins. Planejamos ótimas acomodações, ambiente acolhedor, com decoração e design exclusivos valorizando artistas locais e o artesanato regional.

Armazem 26

Um casarão em estilo colonial, uma decoração única e cheia de charme, uma equipe focada em receber bem…assim é a Armazém 26! Uma empresa familiar gerenciada por 3 irmãs que fazem desta, uma Pousada singular em um lugar encantador e de muito afeto! Mariana, Elvira e Laura administram a pousada sob um olhar diferenciado, fazendo com que o hóspede se sinta especial antes mesmo da sua chegada.

Pouso do Carteiro

O Pouso do Carteiro está localizado à 700m do centro histórico. É a combinação perfeita para quem quer conhecer a cidade à pé e descansar no silêncio de um bairro tranquilo. Sem falar no café da manhã servido à mesa preparado exclusivamente para você.

Pousada Rancho da Serra

A Pousada Rancho da Serra é uma pequena propriedade rural cercada de muita área verde no coração da pequena e acolhedora cidade de Tiradentes para quem deseja curtir todo o charme desta histórica cidade mineira. Um ótimo recanto para o descanso e o lazer de toda a família. Queremos que a sua experiência em Tiradentes seja única, plena de sensações inesquecíveis, de recordações memoráveis e de detalhes encantadores. Você também não precisa se separar do seu pet para viajar, pois somos uma pousada Pet Friendly

Pousada Toro Real

Situado a apenas 300 m do centro histórico de Tiradentes, esta pousada oferece quartos com WiFi e estacionamento. Piscina ao ar livre, jardim, churrasqueira e café da manhã estão disponíveis no local. Situada em uma rua tranquila, a Toro Real fica a 700 m da Igreja Matriz de Santo Antônio. A Estação de Trem Tiradentes fica a 1 km da pousada.

Pousada Vivenda

A Vivenda ocupa 2.400 m² em um bairro sossegado em contato com a natureza. A pousada oferece duas piscinas, WI-FI gratuito, sala de massagem, sauna à vapor e estacionamento próprio. Tudo cercado por muito verde e belos jardins. Planejamos ótimas acomodações, ambiente acolhedor, com decoração e design exclusivos valorizando artistas locais e o artesanato regional.

Vila d´Ouro

Situada na rota da Estrada Real, ao sopé da Serra de São José, a pousada Villa D’Ouro, em Tiradentes - MG oferece 24 apartamentos e 02 Chalés equipados com cama Box americano, TV LCD e Sky, frigobar, telefone, ventilador de teto, Box blindex e ducha com aquecimento central.

 

GASTRONOMIA

O Pacco e Bacco, praticamente ao lado da Igreja do Rosário, oferece mais de 150 rótulos de vinho escolhidos para os clientes pelo proprietário e sommelier Francisco Rodriguez, em harmonia com os pratos primorosamente elaborados. O cardápio oferece um delicioso encontro da tradição francesa com ingredientes mineiros.

 

Reservas: (32) 3355.1136 / 9 9920.1216

O Angatu conduzido pelo chef Rodolfo Mayer, o Angatu ostenta uma estrela do Guia Quatro Rodas por sua culinária ímpar e de muita personalidade, que surpreende positivamente seus clientes. Está localizado na rua da Cadeia, 38, logo abaixo da entrada do Museu de SantAna.

Reservas: (32) 9 9903.5734

Localizado a menos de cem metros da Matriz de Santo Antônio, na charmosa cidade mineira de Tiradentes, o restaurante Atrás da Matriz oferece desde 2001 um ambiente aconchegante e um cardápio nada  convencional.  Servindo desde bacalhau norueguês até pizza na lenha, passando por filés, massas e caldos.

Reservas: (32) 3355.2150 e (32) 99111.2150

UaiThai

O chef Ricardo Martins apresenta uma cozinha única e autoral, ao misturar elementos frescos e leves da culinária tailandesa com o carinho da tradicional comida mineira. Sabores marcantes que proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível.

Reservas: (32) 99927-9903

Gourmeco Ristorante

Oferecemos o melhor da gastronomia italiana contemporânea. Massas, risotos e outros pratos italianos, além de vinhos, em casa rústica e aconchegante no centro histórico.

Plano B Ristorante

Gerenciado por Mariana e Mariano, o Plano B traz em seu conceito a aliança de contrários: simplicidade e bom gosto, trivialidade e exotismo. Dos drinks aos pratos, o que se busca é surpreender o cliente e proporcionar uma experiência que vai além da saciedade. O cardápio  passeia por vários países. Busca a combinação de sabores e contribui para que os encontros entre as pessoas sejam marcados pela lembrança de um paladar original.

Seu Bartho Pizzaria

Pizza Paulista nas gerais. Nossas pizzas são artesanais e assadas em forno a lenha, com massa fina e crocante

Tapioca Maria Bonita

Servimos petiscos, almoço e jantar! Tapiocas, Baião de Dois, saladas, massas e muito mais. Usamos ingredientes caseiros!