Programação 2022

NOVEMBRO

17h
ARTES VISUAIS
Ainda que tardia: Brasil futuros
Museu Casa Padre Toledo
R. Padre Toledo, 158
Gratuito
Embora se parta da ideia ou de um momento de efeméride, que casualmente está associado a comemorações, o que se anuncia, passados os 200 anos da Proclamação de Independência, é muito mais um tempo de suspensão, um tempo de revisão histórica. A exposição "Ainda que tardia" ocupa a antiga casa do Inconfidente Padre Toledo, em Tiradentes, onde as ideias de liberdade começaram a se forjar como deslealdade, conjuração, insurgência, insurreição. Liberdade como condição de uma nação. Se este desejo estava posto em circulação, formulando utopias e conformando conjurações, como compromisso de indivíduos contra o poder instituído, não será o 07 de setembro de 1822 que colocará fim ao desejo e aos sentidos de liberdade. Por isso, é oportuno retomar as tentativas de liberdade, comemorá-las e assumir sua qualidade de algo que é ou está incompleto. Quais independências comemorar e quais independências sonhar?
Obras de Alexandre Bianchini, Arthur Bispo do Rosário, Cláudio Santos & Sérgio Silva, Denilson Baniwa, Edgar Xacriabá, Eduardo Hargreaves, Ivan Grillo, Josi, Kássia Borges Karajá, Luíza Romão, Mabe Bethônico, Marco Scarassatti, Marlon de Paula, Massuelen Cristina, Paulo Nazareth, Ricardo Aleixo, Siri e Wellington Dias
Curadoria: Fernanda Brito, Guilherme Trielli, Luiz Gustavo Carvalho e Verona Segantini
Abertura: 17 de novembro, de 17h às 20h
Visitação: segunda a sexta, de 10h às 17
sábado, de 10h às 20h
Período expositivo: 17 de novembro a 17 de fevereiro de 2023.
Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes

18h
EVENTO DE ABERTURA
Abertura do Festival
Artes Vertentes
Museu Casa Padre Toledo
R. Padre Toledo, 158
Gratuito
Com a participação do grupo de Musicalização da Ação Cultural Artes Vertentes, Pequenos Grandes Violinistas e Coro VivAvoz.
Regência musicalização: Tiago Sousa
Regência VivAvoz: Renata Vanucci
Acompanhamento: Victor Souza

20h
LITERATURA
Performance literária
Palco Padre Toledo
(Museu Casa Padre Toledo)
R. Padre Toledo, 158
Gratuito
Performance literária
Edimilson de Almeida Pereira

20h30
MÚSICA
Concerto de abertura do
Festival Artes Vertentes
(In)dependências
Palco Padre Toledo
(Museu Casa Padre Toledo)
R. Padre Toledo, 158
Gratuito
Amaro Freitas cruza elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz em uma única espiral sonora. O show é um fluxo musical sem fronteiras que conecta com naturalidade o regionalismo brasileiro à vanguarda de pianistias internacionais como Vijay Iyer, Craig Taborn e John Cage.
Amaro Freitas, piano