top of page

Programação 2022

rosa-dosventos copiar.png

NOVEMBRO

icon96649_78_edited.jpg

10h e 15h

LITERATURA

Vozes da Mata

Museu Casa Padre Toledo
R. Padre Toledo, 158

Gratuito

A narradora Aline Cântia, o músico Fernando Chagas e o cantador popular Sebastião Farinhada trazem contos e canções indígenas e africanas que falam de esperança e convidam o público para tomar um chá e desfrutar de um momento de escuta e de celebração da palavra viva e pulsante.

Lançamento do livro Narração Artística: Modos de Fazer de Aline Cântia e Fernando Chagas.

Aline Cântia, Fernando Chagas e Sebastião Farinhada

Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes

011homempeixe-1118x1200_edited.jpg

16h

CINEMA

Homem-peixe

Centro Cultural Yves Alves
R. Direita, 168

Gratuito

Juscelino é um homem ligado à terra. Vive e trabalha no campo, no Norte de Minas Gerais, no Brasil. Prestes a completar 50 anos, ele nunca havia deixado seu território de origem. Eis que chega o momento em que ele vai à Bahia, onde viveram seus antepassados. A partir de então, estabelece contato com um outro mundo. Sessão comentada com a participação da diretora
Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes

Documentário. Brasil. 2017. 70 min
Versão original em português
Direção: Clarisse Alvarenga


Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes

Captura de Tela 2022-10-29 às 15.41.28.png

18h30 

CINEMA

Pureza

Museu Casa Padre Toledo
R. Padre Toledo, 158

Gratuito

Inspirado em fatos reais, Pureza conta a história de uma mãe que sai em busca de seu filho, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Pureza, se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.

Drama. Brasil. 2019. 1h 41 min
Versão original em português

Direção: Renato Barbieri

Foto Divulgação Virgínia Rodrigues - créditos Pico Garcez  - EM ALTA (1).jpg

20h30 

​MÚSICA

Poesia e Nobreza - Virgínia Rodrigues

Palco Hipólito Jacinta (Marcas Mineiras)
R. Sra. das Mercês, 49
R$40 / R$20 (meia-entrada)

A cantora afro-brasileira Virgínia Rodrigues apresenta um concerto norteado por canções de compositores negros de duas gerações distintas do Brasil: Paulinho da Viola, que completa 80 anos em 2022, e Tiganá Santana, que completa 40, no mesmo ano.

Virgínia Rodrigues, voz
Aline Falcão, piano

bottom of page