Programação 2022

NOVEMBRO

10h e 15h
LITERATURA
Vozes da Mata
Museu Casa Padre Toledo
R. Padre Toledo, 158
Gratuito
A narradora Aline Cântia, o músico Fernando Chagas e o cantador popular Sebastião Farinhada trazem contos e canções indígenas e africanas que falam de esperança e convidam o público para tomar um chá e desfrutar de um momento de escuta e de celebração da palavra viva e pulsante.
Lançamento do livro Narração Artística: Modos de Fazer de Aline Cântia e Fernando Chagas.
Aline Cântia, Fernando Chagas e Sebastião Farinhada
Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes

16h
CINEMA
Homem-peixe
Centro Cultural Yves Alves
R. Direita, 168
Gratuito
Juscelino é um homem ligado à terra. Vive e trabalha no campo, no Norte de Minas Gerais, no Brasil. Prestes a completar 50 anos, ele nunca havia deixado seu território de origem. Eis que chega o momento em que ele vai à Bahia, onde viveram seus antepassados. A partir de então, estabelece contato com um outro mundo. Sessão comentada com a participação da diretora
Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes
Documentário. Brasil. 2017. 70 min
Versão original em português
Direção: Clarisse Alvarenga
Co-realização: UFMG e Campus Cultural Tiradentes

18h30
CINEMA
Pureza
Museu Casa Padre Toledo
R. Padre Toledo, 158
Gratuito
Inspirado em fatos reais, Pureza conta a história de uma mãe que sai em busca de seu filho, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Pureza, se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades Federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas.
Drama. Brasil. 2019. 1h 41 min
Versão original em português
Direção: Renato Barbieri
.jpg)
20h30
MÚSICA
Poesia e Nobreza - Virgínia Rodrigues
Palco Hipólito Jacinta (Marcas Mineiras)
R. Sra. das Mercês, 49
R$40 / R$20 (meia-entrada)
A cantora afro-brasileira Virgínia Rodrigues apresenta um concerto norteado por canções de compositores negros de duas gerações distintas do Brasil: Paulinho da Viola, que completa 80 anos em 2022, e Tiganá Santana, que completa 40, no mesmo ano.
Virgínia Rodrigues, voz
Aline Falcão, piano