AÇÃO

CULTURAL

Desde 2013, o Festival Artes Vertentes vai além dos onze dias da programação de cada edição. De fevereiro ao início de dezembro, ele promove a Ação Cultural, oferecendo gratuitamente a crianças e adolescentes de Tiradentes cursos de música e artes visuais. 

De 2014 a 2020, cerca de 1000 crianças participaram das atividades da Ação Cultural, conduzidas por educadores de cada área e/ou artistas internacionais participantes do festival. Parte deste processo é sempre apresentada durante a programação do festival, sob a forma de exposições, animações, concertos e espetáculos teatrais. Desta forma, anualmente, a produção artística das crianças faz parte do diálogo estimulado entre artistas de diversos países em torno de um mote curatorial específico. 

Acreditamos que, promovendo a Ação Cultural, o Festival Artes Vertentes estabelece o seu papel social na comunidade de Tiradentes, contemplando prioritariamente regiões de vulnerabilidade sociocultural e educacional. Através do contato regular com a arte, em suas diversas linguagens e de maneira interdisciplinar, crianças e adolescentes participantes constroem uma possibilidade de mudança, vivendo experiências estéticas e o fazer artístico, por meio de um ensino teórico e prático de qualidade, que contribui para a formação de cidadãos críticos e autônomos.

Em 2021, a Ação Cultural do Festival Artes Vertentes conta com aulas semanais durante todo o ano nas seguintes áreas:

ARTES VISUAIS

 

Desenho e Pintura

Professoras: Ísis Bey Trinidade e Ísis Alcântara

As aulas de artes visuais acontecem semanalmente na AMAT, na AMOBAPA e na APAE Tiradentes e atendem cerca de 70 crianças de 7 a 14 anos. 

2018-04-08-PHOTO-00000205.jpg

MÚSICA

 

Coro VivAvoz

Regente e professora: Renata Vanucci
Composto por cerca de 30 integrantes de 07 a 14 anos, o coro VivAvoz tem ensaios semanais. Tem se apresentado em Tiradentes e nas cidades da região em diversas ocasiões durante o ano. 

Inicialização Musical

Professor: Tiago Sousa

As aulas de inicialização musical acontecem na AMAT, na AMOBAPA e na APAE Tiradentes, atendendo cerca de 25 crianças de 5 a 15 anos. 

Violino

Coordenadora: Sofia Leandro

Em 2021, as aulas de violino passaram a integrar a Ação Cultural Artes Vertentes. Esta atividade acontece em parceria com o pograma de extensão Pequenos Grandes Violinistas da UFSJ, atendendo cerca de 20 crianças de 3 a 12 anos. 

43876011724_1942efca3d_z.jpg
 

OFICINAS

LITERATURA

Poesia: modos de vida

com Guilherme Gontijo Flores

30 novembro, 1, 3 e 4 dezembro 2020

A oficina de literatura Poesia: modos de vida se propõe a pensar a poesia como um tipo de abertura para modos de vida vários a partir de um agir e de um fazer. Para isso discutir, por um lado, algumas formas tradicionais poéticas; por outro, algumas demandas éticas da escrita no presente. Os dois primeiros encontros serão voltados para apresentação desses problemas, com exemplos diversos; e os dois últimos serão leitura e discussão do que for produzido ao longo do período.

Vagas limitadas. Inscrições encerradas.

Arte Bordado Costura

com François Andes

23 novembro a 6 dezembro 2020

Realizada em parceria com o MUSA (Mulheres Sonhando Alto), a oficina Arte, Bordado e Costura seleciona 04 (quatro) mulheres que tenham conhecimentos de bordado e costura para participar de uma atividade a ser desenvolvida em diálogo com o artista visual François Andes, artista visual em residência do Festival Artes Vertentes 2020 . O trabalho de bordado e costura será realizado a partir de desenhos do artista, inspirados na presença da água no município de Tiradentes e seu entorno e nas lendas tiradentinas relacionadas a este elemento em um figurino concebido para uma performance.

Serão concedidas 04 (quatro) bolsas de estudos no valor de R$600,00 (seiscentos reais).

Período de inscrição: de 05 a 15 de novembro às 23:59.
Número de vagas: 4 (quatro)
 

Oficina Cobra Norato

com os integrantes da Ação Cultural

2, 3 e 4 dezembro 2020

Turma 1: 10h às 12h

Turma 2: 14h às 16h

AMAT

A Oficina Cobra Norato, que será realizada no período de 2 a 4 de dezembro de 2020, em Tiradentes, e dentro da programação do Festival Artes Vertentes, se propõe não só a ser um espaço de criação, mas principalmente de reflexão. Reflexão esta que terá como ponto de partida a confluência de dois blocos temáticos: a narrativa de Cobra Norato e a Água, tema do Festival deste ano. Os necessários questionamentos que estes dois grandes temas nos oferecem e a urgência de nos debruçarmos sobre eles é que nortearão os participantes (entre eles crianças e adolescentes)  para a criação e realização, com diferentes técnicas, de materiais que,  por sua vez, integrarão uma Exposição que será  apresentada  em 2021.