top of page

ARTISTAS RESIDENTES
2020

ANDES,_François_(Foto_-_Jeanne).jpg

François Andes

Nascido em 1969, François Andes vive e trabalha no norte da França, em Faches-Thumesnil. Destaque do salão Ddessin 2017 (Paris), é artista associado do G.A.C.C. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre quais destacam-se a exposição “O espírito do lugar”, ao lado dos artistas C. Lévêque e A. Fleischer, no Centro de Arte Contemporânea LabLabanque, em Béthune; e a exposição no Château du Rivau. O seu trabalho como artista visual também contempla performances realizadas nas Noites Brancas (Nuit blanches), em Paris, no Musée de la Piscine, em Roubaix ou na Capital Europeia da Cultura, em Mons, em 2015.

Guilherme Gontijo FLORES (Foto Rafael Da

Guilherme Gontijo Flores

Guilherme Gontijo Flores é poeta, tradutor e professor de latim na Universidade Federal do Paraná. Publicou os poemas de brasa enganosa (2013), Tróiades (2014-2015), l'azur Blasé (2016), Naharia (2017) e carvão : : capim (2017 em Portugal, 2018 no Brasil), além do romance História de Joia (2019). Traduziu A anatomia da melancolia de Robert Burton, as Elegias de Sexto Propércio  e Safo: fragmentos completos entre outros. Escreveu o ensaio A mulher ventriloquada (2018). É coeditor do blog-revista escamandro e é membro do grupo Pecora Loca, de poesia e(m) tradução. Neste momento, finaliza a poesia completa de Walt Whitman e trabalha na obra completa de François Rabelais e Horácio. 

Marilda Castanha_2.jpg

Marilda Castanha

Marilda Castanha nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em Belas Artes pela UFMG. Tem dezenas de livros ilustrados e participações em exposições, no Brasil e no exterior. Entre os prêmios recebidos destacam-se: o Jabuti de Ilustração em 2000 e 2011 (respectivamente com os livros “Pindorama terra das Palmeiras” e “Mil e uma estrelas”). Em 2017 foi premiada no Nami Concours, na categoria Purple Island, na Coréia do Sul, com o livro “Sem Fim”. Ano passado foi uma das curadoras do FLI BH (Festival Literário de Belo Horizonte) e participou também do Espaço Infância, da Bienal do Livro do Rio de Janeiro, realizando ilustrações exclusivas para a instalação “Cobra Norato”. Hoje, Marilda vive e trabalha, como autora e ilustradora de livros para a infância, em Santa Luzia, MG. 

bottom of page