Eng Por


Ação Cultural 2018 leva arte a mais de 60 crianças e adolescentes de Tiradentes
05/04/2018
Por: Festival Artes Vertentes
Promovida pelo Festival Artes Vertentes, iniciativa oferece gratuitamente cursos de artes visuais e música, a manutenção de um coro infanto-juvenil e atividades com artistas convidados.
 
As atividades da Ação Cultural 2018 já começaram! São mais de 60 crianças e adolescentes de Tiradentes participando gratuitamente de cursos e oficinas de artes visuais e música, dirigidos por profissionais de diversas áreas. As atividades se estenderão até dezembro deste ano e o número de crianças beneficiadas poderá ser ampliado, já que as inscrições permanecem abertas.
Promovida pelo Festival Artes Vertentes (que chega em 2018 à sua 7ª edição e acontecerá entre 06 e 16 de setembro), a Ação Educativa é realizada desde 2015 em parceria com a Prefeitura de Tiradentes, a UFSJ, a Associação dos Moradores do Bairro da Torre (AMAT) e a Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes (AAFAV), que sustenta financeiramente todas as atividades. Com ela, os produtores do Festival reafirmam o propósito de estender a sua atuação na cidade, proporcionando a crianças e adolescentes um contato mais próximo com a arte.
“A Ação Cultural é um compromisso do Festival Artes Vertentes com a comunidade de Tiradentes”, explica o diretor artístico do FAV, Luiz Gustavo Carvalho, que é também coordenador da Ação Cultural. “Nossa presença na cidade não se limita aos 10 dias de espetáculos e apresentações. Trabalhamos aqui o ano todo, levando a crianças e adolescentes a possibilidade transformadora da arte e a inspiração para a construção de um mundo melhor”.
 
Cursos e coro VivaVoz
 São estas as atividades da Ação Cultural 2018:
•  Aulas de Artes Visuais, ministradas por Ísis Alcântara e Ísis Bey Trindade, ambas artistas visuais formadas pela UFSJ. Estão matriculados atualmente 33 alunos. As aulas são ministradas na sede da AMAT, às segundas e quartas-feiras, em dois turnos: de 08:00 às 10:30 horas e de 14:00 às 16:30 horas.
•  Aulas de Flauta Doce, ministradas por Daisyane Costa, graduanda da UFSJ, sob a orientação do professor Iura de Rezende, com 9 alunos matriculados. As aulas acontecem às segundas-feiras, na sede da AMAT em três horários: 10:00 às 10:45 horas; 13:30 às 14:30 horas e 14:30 às 15:30horas.
•  Aulas de iniciação musical, ministradas por Tiago Sousa, músico formado pela UFSJ e mestrando da UFMG. Este curso será frequentado por alunos das aulas de flauta e integrantes do Coro VivaVoz, com o objetivo de trabalhar com as crianças uma base conceitual sobre música. As aulas acontecem na Escola Estadual Basílio da Gama, aos sábados, em dois horários: 13:30 às 14:30 e 14:30 às 15:30 horas.
•  Coro VivAvoz, com regência de Luan Augusto, formado pela UFSJ e participação de 19 crianças e adolescentes. Os ensaios acontecem aos sábados, de 16:00 às 17:30 horas, na Escola Estadual Basílio da Gama.

 
Além das aulas, os alunos matriculados na Ação Cultural farão intervenções em diversos espaços da cidade, entre os quais o Lar dos Idosos, com a direção de Mari-Maël Legrise Carlos Moraes, artistas plásticos e arte-educadores que já realizaram trabalho de natureza similar na Europa e em São Paulo, respectivamente.
Em julho, a exemplo do que foi feito no ano passado, os alunos matriculados no curso de artes visuais participarão de uma oficina de animação. Artistas convidados pelo Festival Artes Vertentes também trabalharão com as crianças da Ação Cultural, em obras que serão apresentadas na 7ª edição do festival, entre 06 e 16 de setembro de 2018.
 
Voltar

 
 
sobre edições anteriores parceiros ação educativa ficha técnica
dia área ciclo de ideias e educativo
Pernambuco São Paulo
assessoria na mídia
fotos vídeos