Eng Por
música literatura teatro artes visuais cinema dança
06/09 - Auditório Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 18h00
Abertura oficial do Festival Artes Vertentes
Abertura oficial do Festival Artes Vertentes 

06/09 - Auditório Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 18h30
Apresentação do filme
O que é habitar? Como é a cidade em que habitamos? E qual é nossa relação com seus espaços? Das respostas nasce uma narrativa coletiva sobre a cidade e suas características. Tiradentes vista sob os olhos de uma criança. Entre quadros animados - usando a técnica de recorte sob pintura, onde, o cenário é a própria cidade, vemos cenas de seu cotidiano; jogar bola, empinar pipa, nadar no rio... Cachorros, gatos, galinhas e outros animais estão igualmente presentes neste dia a dia e muitas vezes ainda entram nas brincadeiras! Mas, neste filme, também tem assuntos assustadores. “Causos” que os adultos contam de fantasmas e assombrações que penam entre becos e cemitérios. Além disso, nessa história o personagem Tiradentes ganha vida e passeia conosco por ruas da cidade apresentando algumas de suas manifestações culturais. 

06/09 - Auditório Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 19h30
A alma da cidade, de Solange Jobim e Daniel Paes

ALMA DA CIDADE é um filme documentário, de longa metragem, que apresenta a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, como um lugar onde se cruzam indivíduos com heranças culturais diversas. O que é a cidade para seus habitantes? O que cada história revela sobre a cidade e seus personagens? O que significa preservar a tradição e transformar a cidade em um lugar de memória? A diversidade cultural, a mistura de crenças e de gostos, assim como a fusão de ambientes e o discurso dos moradores, são os elementos que constroem a alma de uma cidade. O filme explora o imaginário popular e promove o debate sobre o destino de Tiradentes que,  assim como tantas outras cidades históricas, enfrenta o desafio para a preservação de um dos maiores patrimônios da humanidade, a MEMÓRIA COLETIVA. 


07/09 - Auditório Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 16h00
Sessão de cinema

S. Loznitsa e M. Magambetov. Hoje nós construiremos uma casa. Documentário. 1964. 27 min
Caetano Dias: Cidade submersa. Documentário. 1978. 16 min
Quantas cidades habitam em uma? Documentário. 2018. 20 min

 


08/09 - Teatro do Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 19h00
2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick

Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.

 


09/09 - SESIMINAS Yves Alves | 17h30
A terceira margem, de Fabian Remy
Thini-á deixou sua tribo Fulni-ô com quinze anos de idade. Há trinta anos, vive nas metrópoles do Brasil. Ele é convidado pelo documentarista Fabian Rémy a acompanha-lo pelo Brasil Central, em busca do passado de João Kramura, filho de sertanejos roubado e criado pela tribo Kayapó, durante a Marcha para o Oeste de Vargas. 

10/09 - Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 10h00 e 14h30
Quantas cidades habitam em uma?

Filme dos alunos de artes visuais da Ação Cultural Festival Artes Vertentes

Sessões para escolas


12/09 - Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 16h00
Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge

Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica


13/09 - Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 18h00
A fita branca, de Michael Haneke

Às vésperas da Primeira Guerra Mundial estranhos fatos assustam os moradores de uma pequena vila alemã que vive sob as ordens de um médico, um barão e um pastor. Sem sinais suspeitos, os incidentes parecem ser um ritual de punição e um jovem professor tenta desvendar os mistérios.


14/09 - Museu Casa Padre Toledo | 18h30
Cine no muro

Apresentação do filme realizado pelos alunos de artes visuais da Ação Cultural do Festival Artes Vertentes.

Improvisação musical dos participantes do workshop da Residência Territórios de Invenção SJDR.
Coordenação: Fernando Rocha, Elise Pittenger e Felipe José


15/09 - Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves | 16h00
Baronesa, de Juliana Antunes

Sessão comentada com a presença da diretora

Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.


15/09 - Jardim Museu Casa Padre Toledo | 20h00
Metrópolis, de Fritz Lang (Cine concerto)

Sessão com música ao vivo.
Música e design sonoro: Pedro Durães

Uma cidade futurista chamada Metropolis dividida entre a classe trabalhadora e os planejadores da cidade, o filho do mestre da cidade se apaixona por uma profeta da classe trabalhadora, que prevê a vinda de um salvador para mediar a diferença entre as classes. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado, por especialistas, um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.


 
sobre edições anteriores parceiros ação educativa ficha técnica
dia área ciclo de ideias e educativo
Pernambuco São Paulo
assessoria na mídia
fotos vídeos